O Sindisaúde – representado pelo seu presidente José Carlos Haas e pelo diretor Elton Schneider – participou da 7ª Conferência Municipal de Saúde. O evento, cujo tema foi Democracia e Saúde: Saúde como direito e consolidação e financiamento do SUS, aconteceu na Câmara de Vereadores do município, no último dia 02.
Durante a manhã, seis painelistas focaram na temática que pautou a Conferência. Já na parte da tarde, ocorreram os grupos de trabalho para discussão de propostas e, em seguida, a plenária final, com encaminhamento das propostas e eleição de delegados, que participarão da Conferência Estadual, agendada para 24, 25 e 26 de maio, em Porto Alegre.
Segundo Haas, que também preside o Conselho Municipal de Saúde e foi um dos responsáveis pela abertura dos trabalhos, tratou-se de um acontecimento de suma relevância para toda a comunidade, já que o mote central foi buscar melhorias para a saúde pública do município. “Nossa avalição é muito positiva. Mais de 370 pessoas estiveram presentes e se mostraram interessadas em construir um SUS de qualidade e para todos”, concluiu.
A mesma opinião é compartilhada por Schneider. “Nós nos esforçamos para construir propostas que dessem conta dos anseios da população. Esperamos que os governos, agora, nos ouçam e as coloquem em prática”, cobrou.