Os trabalhadores da saúde, mais uma vez, estiveram mobilizados no Brasil todo pelo cumprimento da Lei 14.434/2022, que fixou o piso salarial para várias funções executadas na área da enfermagem. Em Santa Cruz do Sul, o Dia Nacional de Paralisação da Enfermagem, ocorrido na sexta-feira (10), foi marcado por um ato público, realizado na praça Getúlio Vargas.
Segundo o presidente do Sindisaúde de Santa Cruz do Sul e Região, José Carlos Haas, o objetivo foi chamar a atenção de todo o país, mas, especialmente, das autoridades responsáveis pelo cumprimento da Lei, para a necessidade da vigência dos novos salários. “Nós estamos cansados de esperar. A Lei fez todo o seu percurso e nós tivemos paciência. Agora queremos ser, definitivamente, reconhecidos”, salientou.
A atividade de Santa Cruz do Sul reuniu trabalhadores de diversos municípios da região. Conforme Haas, a ideia ainda é que os movimentos sigam e se intensifiquem até que a categoria passe a ter o sei direito reconhecido. “Se a medida estivesse sendo respeitada, os técnicos de enfermagem, por exemplo, estariam ganhando R$ 3.325. Não é justo, por tudo que fazem e já fizeram, que já não estejam recebendo. Quando uma lei é aprovada para reduzir direitos, ela entra em vigor imediatamente”, cobrou.