A sede do Sindisaúde de Santa Cruz do Sul e Região sediou na última quarta-feira (09) o primeiro encontro do que está sendo chamado de Clico de Debates sobre as Reformas. O evento, que contou com a presença de diretores dos sindicatos de Caxias do Sul, Cachoeira do Sul, Lajeado e Santa Cruz do Sul - regional centro do Estado - teve por objetivo refletir tanto o impacto da já consolidada reforma trabalhista, bem como articular estratégias de mobilização contra a reforma da previdência.
Na abertura do encontro houve, primeiro, a apresentação de um vídeo que abordou a história e desenvolvimento do movimento sindical voltado para a categoria. Na sequência, uma peça de teatro, intitulada "Um Novo País", foi apresentada. Por fim, ocorreu uma rodada de apresentações, desenvolvidas por dirigentes sindicais, acerca da temática “reformas”. “Foi um momento de grande aprendizado, mas, acima de tudo, de renovação de ânimos. Se nos unirmos, ainda é possível revertermos o quadro de tragédia que está posto para a classe trabalhadora”, avaliou o presidente do Sindisaúde Santa Cruz do Sul e Região, José Carlos Haas.
Cerca de cem dirigentes sindicais estiveram presentes na atividade, entre eles representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Saúde, como também diretores da Federação dos Trabalhadores em Saúde do Rio Grande do Sul (FEESSERS).
O presidente da Federação, Milton Kempfer, e o presidente da CUT - RS, Claudir Nespolo, fizeram falas no sentido de convocar os trabalhadores à luta e ressaltaram a importância dos movimentos sociais para o atual cenário político.
Outras quatro regionais deverão receber a mesma modalidade de discussão, que está sendo promovida pelos sindicatos em parceria com a FEESSERS “Ficamos lisonjeados de termos sido o primeiro sindicato eleito para fazer este diálogo. E o sucesso que aqui obtivemos mostra o quão necessário é que ele vá para todos os cantos do RS e do país. Mais do que nunca, precisamos convencer as pessoas que essas reformas são para acabar com tudo que conquistamos”, concluiu Haas.